Já vi pessoas ficarem zangadas por alguém lhes dizer: “Não perca a esperança!”. Pra elas, a palavra esperança é o mesmo que enganação, conversa-mole, um adiamento sem fim de alguma coisa e que faz a pessoa deixar aquilo pra depois e talvez pra outra vida, ou sei lá o quê. Êta complicação danada, hehe…
Pra mim, que não sou doutor em nada, essa dúvida não existe. Quando digo pra alguém: “Não perca a esperança”, eu tô falando que ela precisa esperar com confiança. Tô falando que, depois de ter feito tudo o que podia pra alcançar seu objetivo, ela precisa esperar, que aquilo vai acontecer, pois tudo tem seu tempo de acontecer. Toda semente não tem um tempo de espera pra germinar? Pois então…
Esperança é alguma coisa que acontece dentro da pessoa depois de uma ação positiva dela mesma, dando-lhe paciência pra esperar o tempo certo de colher os resultados― o que vem a ser também um produto da sabedoria que se adquire no correr de uma vida bem vivida, onde não se deixa escapar a oportunidade de usar cada talento. A pessoa faz o que precisa ser feito, então ela espera com confiança, sabendo e acreditando que o que foi plantado vai germinar.
Falar em esperança não quer fizer que a pessoa fique de braços cruzados, que “um dia”, não se sabe quando, seus sonhos ou projetos vão se realizar. Isso é que seria uma baita enganação…
Falar em esperança também não quer dizer que nesta encarnação (ou “neste mundo”, como alguns preferem) a pessoa não possa realizar seus projetos. Isto é que seria adiar eternamente as coisas, seria um destempero, uma falta de senso, um jeito negativo de se viver…
Pra se ter esperança, é preciso primeiro ter fé. E a fé não depende de religião. Ter fé significa, antes de tudo, acreditar em si e na vida. Quem assim acredita, sai em campo todo dia, pra plantar suas sementes, sabendo que depois irá colher delas: cuidando do seu bem-estar emocional e mental e da saúde do seu corpo, cuidando da sua alimentação, das roupas que veste, das coisas que utiliza; trabalhando, estudando, tendo alguma atividade em casa ou fora dela, participando de grupos; procurando melhor colocação profissional, melhores relacionamentos afetivos, amizades e parcerias, sempre que sinta essa necessidade; e etecétera. Por exemplo: se a pessoa adoeceu, ela procura um médico, toma remédios, faz dieta, faz exercícios, procura relaxar e se acalmar. Por quê? Porque ela acredita na importância de estar bem, gosta de si mesma, faz de tudo pra melhorar. Isso também é fé! E se faz tudo isso, ela pode ter esperança naquilo tudo que já fez pra ficar melhor e se recuperar ― pode esperar com confiança!.
Isso também se aplica pra quem leva a fé pra um sentido de espiritualidade, até pra um sentido de religiosidade. A pessoa crê em algo “maior” que a vida do dia-a-dia, ela se sente amparada por uma inteligência Superior, e isto lhe dá mais confiança e mais determinação pra agir.
Se bem que, num sentido mais profundo, não existe algo “maior” porque não existe alguma coisa que seja “menor”, quando se pensa em Deus: porque Ele Está em toda parte ao mesmo tempo, e o tempo todo. Oque nos leva pra outro entendimento, que é o conceito de que “Tudo é Deus”― quer dizer, Criador e Criação estão juntos, não existe a separação que a gente às vezes imagina; a humanidade não está separada de Deus, ninguém tá largado no mundo…
Então, pra quê desespero?!
Vou continuar falando de esperança, dentro do que entendo que seja.
Sempre no sentido de, primeiro, se fazer o que está ao nosso alcance pra chegar aos objetivos, fazer a nossa parte; e, daí pra frente, esperar com confiança pelos resultados da nossa dedicação. E aqui vou pedir o socorro do Mestre Jesus― que tem pra mim um grande significado―, quando Ele disse: “O operário é digno do seu salário”. Pois não é verdade? Se a pessoa fez por merecer, é justo que receba por isso. Então aí é que eu digo: ela pode esperar com confiança!.
Da minha parte, procuro trabalhar, estudar, participar como posso, a cada dia procurando fazer sempre o melhor que posso. Tô em aprendizado, só faço o que já aprendi, só faço o que posso… E convido meus irmãos a fazerem a sua parte também. Por isso, espero com confiança um resultado positivo na minha evolução e na de cada um dos meus irmãos.
Sei que às vezes a tristeza aperta no seu coração; sei que às vezes parece que a sua vontade enfraquece diante dos desenganos; sei que os obstáculos querem lhe roubar o ânimo… Mas vejo ainda você se levantar, dia após dia, dando alguns passos na procura de uma vida melhor. Mesmo quando você apenas chora ou se lamenta, perceba uma coisa: se você tá falando naquilo, é porque tem vontade de se libertar da tristeza, da amargura, do desânimo!… Então, quero lhe falar da esperança. Sim, acredito na força positiva da esperança!
E lhe desejo o despertar desta força, como justa recompensa pela sua dedicação no aprendizado no Bem. Não se lamente apenas, mas trabalhe o quanto pode, que dias muito melhores estão chegando pra você!
E que assim seja, como sempre foi, e assim será!
Fique na Paz.
(Zé Pelintra, 19/3/2012)