A importância de um altar para os Encantados Ciganos Orientais é que o altar serve como elo e comunicação entre o Cigano e seu médium. A partir do momento em que existe a intenção de se dedicar o altar a um Cigano, ali se cria uma ponte espiritual; onde quer que esteja, o Cigano que é cultuado ali, sempre irá ouvir o chamado feito pelo médium diante do altar.
A base de um altar para os Ciganos são os 4 elementos. Para representá-los, usa-se:
Um castiçal com uma (ou mais) velas – representa o fogo, mesmo que a vela esteja apagada. As cores podem ser qualquer uma, exceto roxo (lilás/violeta pode), preto e marrom. Essas cores só são usadas em certos tipos de rituais.
Uma taça bonita com água. A água é simbolismo do sentimento, por isso deve ser sempre o mais pura e limpa possível. Essa água na taça atua como um catalisador de más energias, e quando estiver turva, deve ser jogada em água corrente e trocada, sempre por água filtrada ou mineral.
Um incensário, onde um incenso deve ser aceso pelo menos uma vez por semana – representa o ar, mesmo sem incenso. Para quem não conhece os gostos dos seus Ciganos, um regrinha muito simples deve ser seguida para evitar desagrados, quanto aos aromas (embora pra maioria os aromas sejam indiferentes, é melhor não arriscar): Incenso Floral para Ciganas (rosa, violeta, lírio, dama da noite, jasmim, etc.) e Incenso Herbal para Cigaos (Sandalo, canela, cravo, eucalipto, mirra, alecrim, benjoim, etc.).
E cristais, de vários tipos, cores, formas e tamanhos; caso não seja possível ter muitos, coloque algum(s) escolhido(s) por intuição. O ideal é ter pelo menos uma pedra em estado bruto/ponta. As pedras podem ficar também num pote de vidro transparente sem tampa, desses que vendem em lojas de presente, com água, pois a mesma potencializa a capacidade energética dos Cristais. Os cristais fecham o ciclo, representando a terra. Paralelamente, cada elemento está relacionado a um aspecto de nossos seres – Corpo – terra, Coração (emoção) – água, Mente – ar e Espírito – fogo. Além desses elementos, que são básicos, qualquer outra coisa que seja sentida por intuição, pode ser colocada: baralho, leque, adornos, lenços, baú, etc. As únicas exceções são: Punhal – só deve ser colocada um punhal já trabalhado, ou seja, que tenha passado pela magia de um Cigano, que pode ser o seu incorporado, ou o de outra pessoa (alguém que fez o trabalho no punhal para você – nesse caso, recomendo muitíssimo cuidado antes de aceitar). Além disso, colocar de cara Ouro é perigoso também… O ouro é energeticamente refletor, e se o Espírito para o qual o altar é dedicado não entender que o Ouro é para ele, não vai conseguir se aproximar. E os bonecos… De antemão já digo: Encantados Ciganos Orientais não gostam muito de bonecos de gesso. Tem que ser um muito bonito para agradar. A preferência está mesmo nos bonecos de porcelana, esse que se nas lojas com roupas de pano, e tudo mais. Essa preferência também ocorre pelo fato da possibilidade de mudar a Roupa. Mas, não é recomendável colocar no altar um boneco aleatoriamente, pois se o Espírito para o qual o altar é dedicado não se identificar com o boneco, a aproximação será mais difícil.
Para o fortalecimento do trabalho Cigano, é muito bom colocar uma fruta no altar, pelo menos 1 vez por mês, na 3ª noite da lua cheia, pois isso fortalece o Cigano. Só não coloque frutas ácidas, tipo abacaxi ou laranja… Ciganos não gostam de sabores ácidos, pelo menos a maioria não, e se você não tiver a certeza, melhor não arriscar! As frutas devem ficar até um pouco antes de apodrecer, e devem ser despachadas num jardim bonito.
Pode ser oferecido também uma taça com vinho, além da que tem água, pois o vinho é a bebida Universal dos Ciganos. Mesmo que incorporados eles não bebam, a oferta de vinho é sempre bem aceita. Após uma semana, ou quando a lua virar, despeja o vinho em água corrente.
Flores também são bem vindas no altar, sendo que se for um altar para Cigano, as flores devem ser cravo branco ou vermelho, girassol, lírio branco ou Rosa branca (rosas em números ímpares). Essa regra vale apenas pro caso de não se conhecer as preferências de cada Cigano.
Os meus por exemplo também gostam de Jasmim. As flores murchas/secas devem ser deixadas num jardim.
Limpezas e trocas podem ser feitas qualquer dia, e qualquer hora, exceto nos dias de lua minguante e nova.
E, depois de montado, é fazer uso: todos os dias, aproxime-se, faça uma oração, mentalize a força que te acompanha, mesmo que você não saiba quem é. Ofereça à ele(a) o espaço, diga que é dedicado à ele(a) com carinho e que você quer estar mais próximo dele(a), coisas assim.
Salve o Povo Cigano! Opctcha!
Fonte: Povo Cigano da Umbanda