O que são os patuás na religião

Os patuás são objetos utilizados em diversas religiões, como uma forma de proteção e atração de boas energias. Na religião afro-brasileira, por exemplo, são conhecidos como patuás ou patuás de proteção, e consistem em pequenos amuletos feitos de materiais diversos, como sementes, pedras, contas, metal, entre outros.

Na Umbanda, por exemplo, os patuás podem ser preparados por um sacerdote ou pelo próprio fiel, e são consagrados com rezas e oferendas para os orixás. Eles são utilizados para proteger o portador contra energias negativas, para atrair prosperidade, amor, saúde, entre outros benefícios.

Já na religião católica, o uso de patuás é conhecido como sincretismo religioso, uma vez que incorpora elementos da religião cristã com tradições africanas. O uso de amuletos e objetos de proteção na religião católica pode ser observado em diversas culturas, como a utilização de medalhas de santos, terços, escapulários, entre outros. Estes objetos são considerados uma forma de proteção divina, e são consagrados pela igreja.

Concluo que os patuás são utilizados em diversas religiões como uma forma de proteção e atração de boas energias, e podem ser feitos de materiais variados, dependendo da tradição religiosa. Na Umbanda, são consagrados para os orixás, enquanto na religião católica, são utilizados em forma de medalhas, terços e escapulários, por exemplo.

Check Also

A FALANGE DOS CAVEIRAS E O ARQUÉTIPO DE SEUS MÉDIUNS

A falange dos Caveiras é uma das mais conhecidas e respeitadas na Umbanda e em …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *